GOT7 reflete sobre sua última turnê nos EUA, domínio artístico e como agradecem seus fãs

julho 30, 2018


A manhã do dia 10 de julho começou cedo para o GOT7. O grupo deu início a um dia cheio de entrevistas do qual muitas celebridades americanas teriam inveja, com os membros do grupo multinacional de cinco anos entusiasmadamente cientes de que algo especial estava para acontecer durante sua visita à Nova Iorque.

O septeto não apenas estava prestes a ser o primeiro grupo de K-pop a fazer um show na arena Brooklyn Barclays Center - que esgotou seus 19 mil lugares - mas também JB, Mark, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom estavam dominando a cidade com pedidos dos fãs para que aparecessem na TV, visitas surpresa em loja e gestos de apoiadores em qualquer hora ou lugar em que apareciam. A situação atual do grupo é de total diferença da primeira visita à Nova Iorque, que incluiu um show no PlayStation Theater, um local com capacidade para 2.100 pessoas e algumas aparições na mídia em 2016. Apenas dois anos depois, GOT7 e seus fãs se certificaram de aproveitar ao máximo a estadia do grupo na Big Apple, dando início à sua jornada em Nova Iorque com uma aparição no Good Day New York, um programa matinal local conhecido por sua audiência acima de alguns programas de nível nacional. A hashtag criada pelos fãs, #BringGOT7toNY, chamou tanto a atenção dos âncoras e produtores e rendeu uma reação tão positiva que levou o programa a anunciar um especial de trinta minutos sobre o grupo no próximo mês.

“Nós não temos chances de aparecer na televisão americana e esse nem é um programa de TV pequeno - é grande”, BamBam reflete com a Billboard nos bastidores depois de, aproximadamente, uma hora gravando para o Good Day que incluiu os meninos apresentando a coreografia de um trecho do último single “Look”. “É uma honra estar aqui e é tudo graças aos fãs. Eu espero que mais tarde nós possamos ir a outros programas também - temos muito mais a mostrar! Como o Ellen Show, Jimmy Kimmel Live!, há muitos outros.”

O líder do grupo, JB, comenta que é o momento ideal dizendo, “O K-pop ficou muito mais conhecido desde 2016 e nós queremos aproveitar essa oportunidade aqui para divulgar o K-pop”, antes de adicionar, “Nós estamos realmente determinados dessa vez e queremos satisfazer às expectativas dos fãs.”


Enquanto a maior preocupação dos meninos são seus fãs, eles acrescentam que essa turnê ultrapassou suas próprias expectativas iniciais, especialmente para o membro nascido em Los Angeles, Mark, que diz nunca ter pensado que iria se apresentar em arenas em seu país de origem. “Nós viemos para cá um ano depois de nosso debut para um fanmeeting”, ele reflete. “Além disso, foi bem legal voltar, performar na frente de milhares de pessoas, mas nós sabíamos que queríamos nos apresentar para multidões maiores mais tarde. Nós não sabíamos que isso iria acontecer em tão pouco tempo, então estamos muito agradecidos.”

Não foram apenas os membros do GOT7 que se surpreenderam durante essa turnê. “É de se esperar que um artista de idioma coreano atraia primeiramente o público asiático”, Keith Sheldon, vice presidente executivo de programação da BSE Global que supervisiona para a arena, conta para a Billboard. “No entanto, nós notamos uma boa diversidade tanto em termos de idade quanto de etnia. Isso definitivamente está relacionado com a expansão do gênero e a vasta fusão cultural em Brooklyn. Nós estávamos animados para receber o GOT7 como nosso primeiro grupo de K-pop no Barclays Center, levando em conta a explosão do Pop asiático na América do Norte, e o sucesso seguido que o GOT7 e artistas similares estão tendo, nós estávamos incrivelmente ansiosos para receber um evento tão marcante.”

Ainda assim, o membro mais novo Yugyeom comenta que “nosso coração ainda não mudou. Na verdade, não importa quantas pessoas estão na plateia, se é um público grande ou pequeno. Desde o início até agora, nada mudou em nosso sentimento de performar para os fãs.”

O GOT7 apresentou no Barclays o último show de sua turnê mundial Eyes On You nos EUA, mesmo nome de seu lançamento de março que alcançou o 2° lugar nas paradas de álbuns mundiais e Heatseekers da Billboard. No entanto, enquanto os meninos explicam o processo de criação por trás da sua última coleção, a inspiração por trás de tudo isso parecia apontar seu foco em direção a objetivos novos e ambiciosos.

“Antes de começarmos a produzir qualquer música ou preparar um álbum, nós nos reunimos e decidimos uma palavra-chave.” BamBam explica os primeiros passos. “A palavra-chave desse álbum foi ‘confiança’. Então, essa palavra é o ponto principal para nós e a utilizamos para começar a criar o conteúdo. É assim que produzimos músicas como ‘Look’ ou ‘Thank You’. O estilo de cada música pode ser um pouco diferente, mas se você analisar a letra, verá que todas estão conectadas”.

De fato, o grupo declara ter uma participação maior e que se conecta com quase todos os materiais lançados desde desde seu último show em Nova Iorque. Os garotos vêem o álbum Flight Log: Departure, lançado no início de 2016, como o primeiro marco de que estavam encontrando seu estilo (“Mas as músicas não eram tão boas”, Mark diz antes de se decidir, “bem, algumas delas eram.”), tendo o  álbum do ano passado, 7 for 7, representando um domínio artístico completo (“Fomos nós que produzimos aquele álbum inteiro,” diz BamBam, “Isso é melhor do que cantar músicas que outra pessoa fez para nós, porque as entendemos melhor - o estilo, as letras, a performance; vale a pena”.) 
Esse ponto de vista continua em Eyes On You, com um dos melhores exemplos no desfecho do álbum, “Thank You”, uma música escrita e co-produzida pelo membro Jinyoung e escolhida pelo grupo para ser a canção dedicada aos fãs -- “A melhor música para os fãs até agora”, de acordo com BamBam.

Quando eu ouço essa faixa, sinto como se fosse uma música calorosa de amor,” Jinyoung explica. “Conversando com meu co-escritor, eu pensei, ‘Como posso escrever essa música?’ e ele disse, ‘Vamos tentar falar sobre os fãs?’ então eu escrevi a melodia e a letra. Eu acho que a letra é a parte mais importante da minha música porque nós não temos nenhuma música dedicada aos fãs [nessa turnê] -- nós temos músicas assim, mas nesse show nós não tínhamos, então eu quis fazer dela uma música para os fãs.”

Mark acrescenta, “Eu acho que ela é perfeita para esse momento, porque os fãs fizeram muito por nós então queremos agradecê-los por isso.”

Ao decorrer do dia de entrevistas e apresentações, os meninos responderam várias perguntas sobre o que seus fãs significam para eles e também sobre amizade, comparando-a com como se fossem irmãos. No camarim do Good Day New York, alguns dos irmãos estão silenciosamente relaxando no sofá, outros estão animadamente jogando pebolim e outros, rindo com um agente da turnê, mas há uma inegável sensação de conforto presente entre eles na frente e por trás das câmeras. “O 2PM compartilhou conosco que trabalho em equipe é o fator mais importante,” Yugyeom diz que é a principal lição que eles aprenderam de seu colegas mais velhos da JYP. “Claro, ser habilidoso na dança, no canto, e coisas como essas são importantes. Mas nosso trabalho em equipe, nossa amizade e ser como uma família é o principal e vem em primeiro lugar.” 

Fonte: Billboard
ENG-PTBR: Peachy @ Tradução iGOT7 Union
Revisão: Ellen @ iGOT7 Union
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