AHGASE: Vale a Pena
novembro 06, 2017Olá, Ahgases!
Venho conversar por meio dessa postagem sobre algumas coisas que ocorreram hoje, outras que vêm acontecendo há dias e também atualizar vocês quanto alguns eventos do FC. Mais uma vez, peço desculpas caso esse conteúdo fique muito longo!
Vou falar rapidinho sobre algumas coisinhas sobre o FC, porque realmente não tem tanto a se falar. Nossa minúscula equipe vai se apresentar a vocês em breve. Está chegando! Faremos por meio de threads no Twitter e atualizaremos uma página sobre a equipe aqui no blog. Estamos trabalhando, um passo de cada vez. Por favor, aguardem pacientemente mais um pouco. Acredito que isso seja uma forma de nos tornarmos mais próximos também, então o faremos logo. E mais uma coisinha: em breve vem surpresa! Ainda estou trabalhando num teste, mas acredito que logo publicarei na internet para vocês. Gosto muito de ajudar quem precisa, então vou me esforçar para dar certo, mas por enquanto não vou comentar nada sobre o que é. E aproveito para agradecer por acompanhar e apoiar esse fã-clubezinho! Pode parecer pouca coisa, mas significa muito. E eu nunca vou deixar de me sentir grata.
***
Em 05 de novembro de 2017 às 13h (horário de Brasília/verão), inúmeras fanbases lideraram um movimento em nome do fandom para chamar a atenção da JYP Entertainment em relação a péssima administração do GOT7, como muitos, a esse nível, já estão sabendo. Há muitas coisas a serem ditas, mas não quero cair em repetição, dizendo o mesmo que várias fanbases já disseram. Espero que vocês escutem o que elas têm a dizer. Espero que procurem saber ao máximo, sobre qualquer coisa, antes de posicionarem e que aprendam, pelo menos, uma coisinha de tudo o que lerem.
Como tudo na vida, essa situação toda tem seus lados. O primeiro: por parte da empresa.
Aconteceram coisas que nunca deveriam ter acontecido, coisas básicas, problemas que nenhum grupo deveria passar, considerando que são propriedade de uma empresa responsável e, esperávamos, especializada. Só para citar alguns pontos que já foram discutidos por inúmeras fanbases: falta de estoque durante a primeira semana de vendas do "7 for 7" - que atrapalhou muito os números nas paradas musicais -; descaso com o marketing e promoção do comeback; priorização do mercado externo quando poderiam investir um pouco mais de atenção em áreas mínimas na Coreia que trariam mais reconhecimento nacional do grupo... A JYPE precisa, sim, abrir um pouquinho os olhos para os sete diamantes em que tem em mãos. Pra mim, pessoalmente, ficou meio explícito que o próprio JYP subestimava o comeback do GOT7 com "7 for 7", ele mesmo disse isso. Sua surpresa foi evidente sobre as vendas do álbum terem sido tão altas, algo que nunca foi visto desde o debut. O GOT7 tem muito potencial, honestamente, muito potencial. Se a JYPE investisse e focasse um pouco mais desses sete garotos, não só eles, mas a empresa também chegaria ainda mais longe.
O segundo lado: por parte dos fãs.
Já cansamos de ver fanbases espalhadas pelo Twitter pedindo desesperadamente que o fandom acorde. Isso não é novidade. Vou falar, primeiro, sobre algumas coisas que eu vi com meus próprios olhos, lembrando que são casos isolados, não estou generalizando, mas que se há um caso assim, não é impossível que haja um número maior. Quando tivemos o comeback de "7 for 7", estava incentivando todo mundo que visse meus tweets a fazer stream de "You Are" nas plataformas coreanas (por exemplo, Genie, Soribada, Mnet...). Cheguei a fazer alguns tutoriais, compartilhei e divulguei tutoriais de streaming feitos por fanbases, choveu tutorial, alguns feitos até em vídeo. E houve fã que declarou que não fazia stream porque não sabia como fazer. Não sei se fãs assim não acompanham nenhuma fanbase, eu realmente não sei, por isso não estou julgando. A única coisa que peço de vocês, não só Ahgases, mas qualquer que seja seu fandom, é interesse. Não há problema nenhum - longe disso - em não saber fazer alguma coisa. A questão é: você tem interesse o suficiente pra, no mínimo, correr atrás de saber? Às vezes, eu fico, sim, um pouco triste com essas coisas. Porque aposto que a maioria das fanbases tem um coração enorme de desejo em ajudar não só o grupo, mas os fãs também. Somos família, existem, sim, pessoas que se importam e querem muitíssimo ajudar os outros. Correr atrás daquilo que não sabemos se aplica até mesmo para coisas que não têm nada a ver com fandom. Isso é pra toda vida! Você não obtém conhecimento do nada, não vai cair do céu como chuva; se você não estuda, não aprende - só pra exemplificar, okay? Não estou brava, estou apenas fazendo uma analogia.
Agora, a questão das votações. Não vou me prolongar nessa questão. Antes de tudo: sim, eu acredito fielmente em se colocar primeiro. Não deixem de estudar, trabalhar, de comer, de cuidar de vocês mesmos e de seus familiares. Tudo isso sempre, sempre, vem primeiro. Quando temos votação, existe uma parcela do fandom que dispõe de muito tempo livre, outra que tem seus compromissos apertados, outra que tem um pouquinho mais de tempo... Assim vai. Se você tem tempo de sobra para criar mil e trezentas contas e quer ajudar a tal nível, ótimo! Faça isso, apoie do melhor jeito que encontrar. Isso é você, não os outros. Vocês não conhecem, não sabem pelo que outros fãs estão passando para sair querendo obrigar todo mundo a votar 24h. Se você realmente não tem tempo para fazer tudo isso, mas ainda assim faz sua parte - mesmo que pequena - ótimo também! Tire seus três, cinco, dez minutinhos para votar! "Eu consegui votar 10 vezes hoje"; "Eu consegui votar 2 vezes só". Se votou, tá valendo! Pode ser que aquele 1 votinho faça a diferença lá no final - levem isso pra vida, sério. Fandom é como um corpo humano: cada um é um membro diferente, mas sua importância pro funcionamento num todo é muito grande, por menor que seja seu tamanho. Há aqueles que são como um braço, outros que são como uma unha de dedinho do pé. Mas todos estão no mesmo corpo.
Ainda nesse assunto, uma grande parcela declarou "Não vou votar no GOT7 porque tem grupos maiores concorrendo e eles certamente não vão ganhar" - sobre o MAMA 2017. Acredito então que essas pessoas só votam em quem já vai ganhar. Essa foi a única conclusão que eu cheguei. Fulano X vai ganhar, vou votar nele mesmo sendo fã de Y. Viram sentido nisso? Ganhar é importante, mas vocês, como fãs, vão deixar de votar no seu grupo porque outro grupo maior está concorrendo? O ponto de votações não é ganhar, mas sim o quanto apoio você dará, o quão fiel será ao grupo que você diz amar. "Ei, eu amo vocês, mas agora que precisam de mim, desculpa, vou ajudar outras pessoas e vocês não". Dói saber que aqueles que eram para te apoiar em todo e qualquer momento são os primeiros que desistem diante de uma dificuldade. Por isso, peço que se vocês tem algum pensamento assim, reflitam muito antes de sair criticando empresa. Porque se nem nós apoiamos os meninos direito, como vamos exigir que o JYP o faça? Nós, fãs, somos muito importantes. Sem fãs, a empresa e o grupo não andam.
Mais uma vez: ninguém está pedindo que vocês movam céus e terra, apenas façam bem aquilo que podem, só façam a parte de vocês, só isso.
É difícil conquistarmos alguma coisa quando estamos separados ou em uma pequena parcela, não impossível, mas, com certeza mais difícil. Imaginem um pássaro que nunca voou. Seu maior sonho é poder alçar voo e desafiar os lugares mais altos possíveis. Agora, imaginem que ele tem apenas dez ou quinze penas, minúsculas e frágeis como vidro fino. Obviamente, voar é impossível. O pássaro precisa das duas asas. Sem elas, o pássaro não voa. E as asas, por sua vez, sem o pássaro, perdem sua utilidade. É uma questão de existência mútua, um existe pelo outro e para o outro.
Assim é a relação de qualquer ídolo com seus fãs. Nós, Ahgases, e o GOT7. O grupo existe graças aos fãs, e os fãs existem graças ao grupo. Quando o GOT7 precisa dos fãs, não é o fandom do BTS, do EXO, do BLACKPINK, de fulano de tal que vai aparecer. Quando o GOT7 precisa dos fãs, eles precisam ter a certeza de que AHGASE vai estar lá para apoia-los. Se Ahgase não ajudar GOT7, quem mais irá? Somos nós e eles; eles e nós. Não esqueçam dessa relação tão bonita que chega a me fazer chorar. Eu já fiz parte de muitos fandoms. Mas, Ahgases, o potencial que eu sinto nesse fandom aqui, é inexplicável. Eu sinto, sinto, sinto. Ainda podemos voar muito mais alto. O que eu vi nesse fandom, já falei em outra postagem, é algo que foi como um "click" dentro de mim. "É aqui onde eu pertenço". Somos um fandom maravilhoso, de verdade. Sei que alguns de vocês podem achar que estou brava/nervosa depois de ler alguns parágrafos acima, mas espero que saibam o quanto eu admiro e amo esse fandom. Todo fandom, todo ser, tem seus defeitos e qualidades. O que vemos de bom, vamos sempre elogiar e incentivar a prosseguir, mas tudo e todos precisam passar por momentos duros a fim de que aquilo que é negativo possa ser trabalhado. Não dá pra se ter um arco-íris sem uma chuva antes, certo?
Cada um de você importa. Jamais pensem o contrário. Se vocês são Ahgases, o GOT7 ama, confia e precisa de cada um vocês; assim como sempre apoiarão e estenderão as mãos quando vocês precisarem. Não só eles, mas cada um dessa família: nunca deixem de se apoiarem e se ajudarem. Isso é algo impagável em qualquer fandom.
Voltando rapidamente ao início, puxem a orelha da empresa, exijam respeito aos meninos, porque fãs capoperos têm esse poder, sim. Poder que muitos idols não têm diante de sua empresa. GOT7 é um grupo talentoso, meu Deus, e como é! Eles têm sonhos e trabalham duro por eles, ao mesmo tempo em que nos ensinam que não podemos desistir dos nossos. Eles, como muitos idols coreanos, passaram por muita coisa ruim para chegarem onde estão. E não que tenha ficado tranquilo agora, para se chegar longe, tem de se trabalhar arduamente. Já ouviram falar sobre a Metáfora da Lata de Lixo?
"Pegue uma lixeira e encha-a de lixo. Se você não tiver uma lixeira, imagine uma que esteja cheia de lixo de todo tipo. Então, pergunte-se se você seria capaz de enfiar a mão na lata de lixo. Obviamente, a resposta costuma ser negativa.Numa segunda situação, imagine agora que, no fundo do lixo, há algo que é realmente importante para você. Pode ser dinheiro, a possibilidade de estabelecer uma relação com a pessoa que você quer, a recuperação de alguma doença, etc. Agora você enfiaria a mão no lixo? Se aquilo que nos propusemos a fazer é verdadeiramente importante, você enfiaria a mão na lixeira. Entretanto, você sentiria “nojo”? O mais provável é que sim, mas diferentemente da primeira situação, nesta segunda, “sentir nojo” faz sentido, tem um propósito.Não estamos pedindo que você enfie a mão na lixeira achando que isso é algo maravilhoso ou sentindo um aroma agradável. Mas a vontade de conquistar um objetivo nos impulsiona a fazer coisas que trazem consequências psicológicas desagradáveis. Se acreditarmos que o resultado final vale a pena, não iremos nos importar com este momento desagradável para chegar a ele."
Vale a pena, Ahgases. Nunca desistam.
"Fazer sucesso em um 'estouro' é um sucesso, mas crescer gradualmente e continuar lá até o fim também é um grande sucesso."— Jackson Wang
Créditos:
Trecho "A Metáfora da Lata de Lixo" - A Mente É Maravilhosa
Trecho da postagem do Jackson; "Seunie voltará bem" - Tradução por PROJECT GOT7
0 comentários