[TRAD] Revista DAZED KOREA - Ed. com GOT7

outubro 25, 2017


Antes de vir encontrar-me com o GOT7, eu ouvi o novo álbum "7 for 7" inúmeras vezes. Que tal nos livrarmos de todas as perguntas triviais e formais e apenas conversarmos sobre música? Parece que todos vocês têm algo a dizer.

BamBam: Certo. Desde o debut, todos os sete de nós queríamos incluir músicas que compomos [no álbum]. Por isso, todos sempre tentaram compôr, mas, nunca foi realmente insatisfatório.  No entanto, dessa vez, ambos, nós e a empresa, ficamos satisfeitos [com o resultado]. Na minha opinião, o álbum chegou a ultrapassar as expectativas. Parece que sonhos se realizaram, nós estamos orgulhosos e amamos esse álbum.
JB: Ainda que algumas músicas minhas tenham sido incluídas nos álbuns anteriores, é a primeira vez que uma dela é escolhida como a faixa-título. É realmente significativo. Não apenas, mas todos os integrantes se importaram muito [com esse álbum].
Jackson: Eu acho que esse álbum foi realmente preenchido por diferentes preocupações que temos na faixa dos vinte anos. Por meio da faixa-título "You Are" nós queríamos expressar nossa gratidão. "Está tudo bem porque temos vocês".







Sete pessoas completando um álbum por meio de sete músicas das quais eles participaram é um fato que possui mais de um significado. Palavras como "independência", "auto-confiança", "liberdade" e "responsabilidade" são as que vêm à mente. 

BamBam: Parece que, na nossa idade, sempre se pensa em independência e auto-confiança. Eu penso no tempo futuro em que não poderei mais fazer esse trabalho. Então não é apenas na música, eu também me esforço muito na produção de vídeos e nas linguagens. As oportunidades não vêm àqueles que estão preparados? (Risos).
JB: Enquanto eu trabalha nesse álbum, o peso e as responsabilidades se tornaram maiores. Chegaram ao ponto em que era difícil conversar. Quando minha música foi selecionada como título, eu fiquei extremamente feliz, mas, por causa da responsabilidade [que vinha com isso] eu o preparei ainda mais diligentemente e me importe demais.
Youngjae: Mesmo que esse álbum reflita muito nossas opiniões e pensamentos, o resultado final e o som dele foram criados e completos junto com a empresa. Em vez de uma peso, se tornou uma experiência alegre, porque nós pudemos fazer as coisas que queríamos. Eu tenho muito carinho por esse álbum.
Jinyoung: Se eu disse que não me senti pressionado, não sei se soará como se eu não tivesse tido responsabilidade, mas para mim, em vez de sentir peso, senti muitas expectativas e uma ansiedade pulsante. Eu fico feliz porque a música feita por um membro do GOT7 se tornou a faixa-título e recebeu reconhecimento da empresa e do público.






Esse é um álbum que reflete tudo que vocês queriam fazer sem arrependimentos e sentimentos duradouros?

JB: Nós fizemos tudo o que queríamos fazer como integrantes do GOT7. É claro, do meu ponto de vista alguns espaços em falta e arrependimentos existem. Mas sinto que não há nada que possa ser feito sobre isso.


Se eu escutar a música feita pelo JB agora, sinto que entenderei [que é uma música feita pelo JB]. Ela tem um toque inovador único.

JB: Músicas feitas pelo "JB do GOT7" são assim. Mas eu pessoalmente gosto mais das sensações grudentas e obscuras do que as refrescantes, inovadoras. Mas, é claro, ambas estão presentes em mim.


"Remember You", da qual BamBam participou, também soa exatamente como ele. O sentimento sofisticado é forte nessa música.

BamBam: Minha imagem é geralmente alegre e energética, mas essa música é calma e tranquila. Os fãs também acharam uma virada. É uma história sobre um amor ansioso.

Você ainda gosta de Saint Laurent?

BamBam: Hedi Slimane foi embora. (Risos). Mas eu ainda gosto. Recebo muitas roupas de Saint Laurent como presentes de aniversário e Natal. Roupas Sain Laurent são as que têm mais presença no meu armário. Gosto do estilo fino. Mas ultimamente ficou meio cansativo? (Risos). Eu comecei a gostar de roupas simples e confortáveis. Tipo, calças largas e chinelos.


Quando me familiarizei com a melodia e letra de "Firework", da qual Jinyoung participou, eu, subitamente, pensei em você como um "sonhador".

Jinyoung: A letra compara o caminho que percorremos com a explosão de um fogo de artifício. Essa música tem uma significado positivo - se você tentar seu melhor, um dia brilhará fortemente. Eu realmente penso em mim como um sonhador, mas não sei o que as pessoas ao meu redor acham.


Mais cedo, no camarim, eu vi você com um livro. O que está lendo recentemente?

Jinyoung: Estou lendo um romance chamado "Puppet Of An Endless Youth" ("불로의 인형"). Eu já terminei, então estou escolhendo um livro novo agora.


O hábito de ler, de certa forma, deve ter algum efeito quando você está escrevendo as letras.

Jinyoung: Não parece ter um efeito direto no assunto ou nas expressões [que uso]. Mas os livros que eu geralmente leio podem, inconscientemente, ser refletidos na música quando estou trabalhando.



Quando falamos de "내게", na qual Yugyeom trabalhou, parece que a música pertence, de fato, a um dançarino. Ela se constrói e explode em várias batidas e ritmos.

Yugyeom: Acima de tudo, eu queria tentar fazer algo novo. Usei batidas e melodias que não são famosos na música popular coreana. É realmente pouco familiar, então era muito possível não ser incluída no álbum, mas, inesperadamente, a música recebeu uma boa resposta.



Jackson, Mark e BamBam escreveram a letra em coreano. Vocês são fluentes em coreano, mas conversar e escrever são coisas diferentes.

Jackson: Isso mesmo. Não foi uma tarefa fácil. Quando falamos de mim, eu não leio tanto livros (risos). Eu pego muitas referências das letras de outros artistas.
Mark: Há coisas que quero expressar, mas meu coreano ainda é desajeitado, então não consegui expressar tudo que meu coração queria. É desapontante, mas estou satisfeito. Acho que é certo não ser tão ganancioso e expressar o máximo que consigo agora. Posso fazer melhor no próximo álbum.
BamBam: Conversar e falar realmente são coisas diferentes. Se você tentar escrever letras do jeito que fala, pode parecer meio infantil, então tomei muito cuidado com isso. Eu trabalhei na letra enquanto ouvia as opiniões das pessoas ao meu redor frequentemente.


 
E quanto aos outros integrantes? Pessoas que escrevem geralmente têm regras que seguem [quando escreverem], como se tivessem um síndrome de obsessão pela limpeza.

JB: Eu tento não repetir expressões que já tenha usado. Quando você compõe muitas músicas, às vezes o conteúdo e as expressões utilizadas nas letras são todas iguais. Eu não gosto quando as expressões usadas em uma música são escritas de novo em outra. Eu sempre gostei de expressões simples e fáceis, mas recentemente, fiquei ambicioso por metáforas e linhas poéticas.
Youngjae: Escrever letra é realmente difícil. Mesmo que as letras sejam todas iguais, dependendo da pessoa ou da melodia, elas podem soar totalmente diferentes. É sempre um problema controlar esse aspecto, mas estou dando uma chance. Seja muito clichê ou não, estou escrevendo todos os meus pensamentos para analisar depois.



Eu pessoalmente gosto do vocal direto e limpo do Youngjae. Sua voz e "Moon U" combinam muito bem um com o outro.

Youngjae: Nós tivemos um fan meeting com esse tema - "We Under the Moonlight". É uma música que eu quero cantar aos fãs. Tenho certeza de que todos os integrantes sentem isso, mas acabei escrevendo essa música do começo até o fim de uma forma que eu possa cantá-la sozinho. Porque essa música foi naturalmente feita de uma forma que encaixe com minha voz e características.


O que você acha da sua voz, pessoalmente?

Youngjae: Eu não acho que ela seja bonita. É meio sufocada. (Risos). Não estou satisfeito. Como não gosto dela, fico incomodado muitas vezes.



É um pouco surpreendentemente ver esse Jackson hoje. Eu esperava ver a [mesma] imagem que é exibida nos programas de variedade, mas você parece ser um homem muito sério.

Jackson: É interessante e eu gosto de fazer parte de programas de variedade. Mas não gosto que o público me conheça apenas pela imagem alegre que demonstro neles. É claro, aquela imagem também o meu eu real, mas eu tenho um lado sério também. Por enquanto, eu também quero mostrar meus lados de atuação e musical.


Como vocês se sentem sobre entrevistas como essa de hoje? Muito séria e nada divertida?

GOT7: Não, é bom! Não pareceu uma entrevista para revista, então é impressionante.
JB: É claro, nós gostamos de entrevistas que fluam confortavelmente, mas também gostamos de ser sérios quando conversamos sobre música. Ainda que esteja consciente de eu sou um ídolo, houve ocasiões em que eu negava a mim mesmo. Foi meio rebelde. O que eu odiava nos ídolos era a imagem permanente. Agora, eu quero trazer a imagem de ambos, ídolo e músico.




Não agora, mas depois de algum tempo, como vocês sete se lembrarão desse álbum, "7 for 7"?

BamBam: Enquanto preparava esse álbum, o sentimento que tive quando debute voltou de novo. A partir daquele ponto de vista, é um álbum com muito significado, então eu acho que mesmo que o tempo passe, ainda continuarei apreciando e valorizando-o. Geralmente, as primeiras tentativas não são algo que nunca esquecemos?
JB: Eu espero que, conforme o tempo passe, os fãs possam escutar esse álbum de novo e achar que as músicas foram boas. Para mim, pessoalmente, não importa quanto tempo passe, conforme eu escutá-lo de novo, perceberei todos os espaços nos quais faltamos. Satisfeito ou não, algumas problemas ainda aparecerão e arrependimento como "nós podíamos ter feito melhor" ainda surgirão na minha cabeça.
Mark: Músicas anteriores do GOT7 foram ótimas para o palco, mas não havia nenhuma que você pudesse ouvir confortavelmente todos os dias. Entretanto, esse álbum é algo que você pode manter nos fones de ouvido e ouvir na sua vida diária. Também é muito bom ouvi-lo quando se está dirigindo. Na minha opinião, é algo do qual você não se cansa e continua escutando de tempos em tempo. Um álbum satisfatório.
Youngjae: Verdade. Primeiro de tudo, estamos escutando muito nossas músicas. Não nos cansamos delas. Eu espero que as pessoas estejam assim também. E que sejam músicas confortáveis das quais elas não enjoem.
Yugyeom: Eu vou me lembrar dele como um álbum significativo de muitas formas. Porque, primeiro de tudo, é um álbum que foi inteiramente completo com nossa participação. Todas as sete músicas são ótimas para se ouvir, então eu continuamente procurarei e voltarei a ouvi-las também.
BamBam: Não faz tanto tempo desde que voltamos, então estamos muito ocupados. É agitado e nós estamos cansados. É por isso que ainda não parece real, mas quando estávamos produzindo as músicas para esse álbum, nossa condição estava realmente boa. Encontramos amigos e tivemos muitas coisas alegres acontecendo. Acho que vou me lembrar das emoções dessa época.
Jackson: Acho que é o primeiro álbum verdadeiro dos sete integrantes do GOT7. Acho que vou me recordar muito disso. Vocês não vão se sentir orgulhosos quando escutarem "You Are" de novo depois de terem envelhecido um pouco?
Jinyoung: Nosso segundo começo. Um caminho de amadurecimento diferente que encontramos para o GOT7.






De todas as 7 faixas do "7 for 7", há uma que ouvi repetidamente na noite passada. Deixando de lado sua própria músicas, você pode citar uma que escolhe rapidamente, sem hesitar?

Yugyeom: "Teenager".
Youngjae: "You Are".
Mark: Não uma, mas duas. "You Are" e "Firework".
Jackson: "Firework". Mas se ouvir continuamente, no "repetir", você não começa a ficar incomodado, não importa que música seja? (Risos).
Jinyoung: "Remember You".
JB: "Moon U " e "내게". Qual foi a música que você ouviu repetidamente?*(Risos).
*pergunta direcionada ao jornalista.


CRÉDITOS
Fonte: Dazed Korea
Scans: ggoonerr_
KRN-ENG: igot_markedby7
ENG-PTBR: iGOT7 Union
Sempre retire com os devidos créditos!


Leia também

0 comentários

Acompanhe no Twitter

GOT7 x Twitter