GOT7 explora sua identidade em álbum de visão global "Present: YOU"

setembro 25, 2018


Present: YOU é o filho ilegítimo de interesses conflitantes. O terceiro álbum de longa duração do GOT7, lançado no dia 17 de setembro, muda, drasticamente, para um âmbito entre pensamento global e individualidade. Versões da faixa-título, "Lullaby", abrem e encerram o álbum em quatro idiomas: coreano, inglês, mandarim e espanhol. Enquanto isso, a outra metade da obra abraça a auto-identidade com uma sucessão ambiciosa de sete faixas solo de cada integrante. O álbum deseja ser muitas coisas de uma vez só, mas, pelo menos, possui algumas boas músicas.

A faixa-título segue os passos no sintetizador, pavimentados pelo single anterior, "Look", que alcançou a 3ª posição na parada "World Digital Song Sales" da Billboard. Funk se mistura com Disco enquanto o baixo alegre pulsa no fundo. É o tipo de "Lullaby" [em inglês, canção de ninar] cujas BPM* vão te manter acordado à noite.

As vinhetas em tons de pastel do videoclipe levam em conta histórias famosas como Matilda e Interestellar. Jinyoung, o leitor do grupo, é o mais imerso no cenário literário enquanto voa no Ford Anglia voador da família Weasley, da saga Harry Potter. É um passo além das referências à cultura pop feitas pelas colegas de gravadora, Twice, para um universo alternativo auto-inserido.

Enquanto "Lullaby" é a peça central, Present: YOU também contém momentos laterais sólidos. "Sunrise", o solo composto pelo líder JB, é o tipo de R&B em lento desenvolvimento que conta a história de um romance hesitante. O ex b-boy adota um som ocidentalizado na veia com influências esitlo Bryson Tiller - mas sem parecer um impostor.


A seção de solos do álbum termina em um presságio com a faixa autoral de Yugyeom, "Fine". Horror encontra estilo enquanto seu canto falado soa contra uma melodia no piano. É difícil dizer se o som indefinido da música atua como uma dissonância ou como melhoramento do tom para a letra desejada, mas essa ambiguidade é o ponto mais forte da faixa.

Os solos escritos pelos próprios integrantes vêm em bullet points**. Eles não estão em conversação um com o outro porque foram feitos para destacar as cores individuais dos sete membros. Coesão não é o ponto. O álbum é uma bricolagem*** de gênero e humores diferentes - levando a momentos chocantes, como a transição do trap estilo SoundCloud de "Made It", de Jackson, para o rock suave de "My Youth" de Jinyoung.

Como a JYP Entertainment disse, "O novo álbum carrega o significado de que o melhor presente da vida do GOT7 é vocês, os fãs". O álbum habita no ponto central entre arte e fan servie - porque as duas coisas não são mais mutualmente exclusivas em 2018.

Uma forma de ler o álbum é que ele é, em parte, sobre estabelecer uma identidade. O hino da auto-afirmação, "I Am Me", precede imediatamente a cascata de faixas solo. Jackson canta, "Olhe bem para você mesmo. Encontre-se". A colagem de sons transmite ao ouvinte uma ideia mais granular acerca da sensibilidade dos integrantes.

O septeto vem se envolvendo no lado da produção de sua música por anos - um fenômeno que é cada vez mais normal numa indústria frequentemente tachada como manufaturada pela mídia ocidental. Todos os sete integrantes contribuíram na escrita do álbum. Assim como era no caso de álbums anteriores do GOT7, a faixa-título é a única música sem nenhuma adição dos membros.


"Lullaby", pela sua parte, soa mais assegurada após uma sucessão de singles entre erro e acerto. (Dificuldades no início de novas fases são inevitáveis quando um artista assume as rédeas de seu som no meio da carreira). Articulando um refrão que gruda no ouvinte, o grupo soa mais cativante do que nunca. A vibe de sonho é um respirar de ar fresco num clima de boy band dominada por atmosferas de humor e agressão sem delongas. 

A universalidade da música pode ser resumida no assunto do qual trata: amor. A conflação de sonhos e romance é uma figuração tão antiga quanto o tempo. Talvez por isso "Lullaby" tenha sido a faixa ideal para se espalhar em quatro idiomas diferentes.

Mas enquanto o conceito é amarrado ao universal, os significados das quatro versões - cada uma creditada a diferentes escritores - aparentemente se altera um pouco. Assim como Yugyeom disse ao Remezcla, os fãs consideraram a letra em espanhol a mais sexy, por ser mais sugestiva. (Fato importante: a versão em espanhol possui uma frase que se traduz em "suba em mim").

O GOT7 é um embaixador valoroso da crescente expansão do K-Pop, ao passo em que os Estados Unidos e a América Latina se tornam mercados cada vez mais viáveis. O septeto vem sendo internacionalmente popular desde seu debut em 2014 - em parte, graças a sua formação multinacional com membros americanos, tailandeses e chineses (carinhosamente referidos como a AmeriThaiKong line). Eles apareceram pela primeira vez na parada Hot Tours da Billboard esse ano, quando a parada da turnê mundial Eyes on You por Los Angeles arrecadou US $1,3 milhões. Sem mencionar que eles são quase fixos na parada World Albums. Se continuarem melhorando a qualidade de seu som, com certeza conquistarão um novo terreno no exterior.



*BPM: batidas por minuto; unidade de medida de frequência usada em Música (fonte: Wikipedia)
**Bullet Points: em tradução livre, pontos em balas. Na tipografia, refere-se a uma lista de itens, cada um, geralmente, precedido de uma bolinha.
***Bricolagem: no sentido figurado, pode significar montagem ou combinação (de diversos elementos)
Fonte: Forbes
ENG-PTBR: iGOT7 Union
Não retire sem os devidos créditos. Plágio é crime.

Leia também

1 comentários

Acompanhe no Twitter

GOT7 x Twitter