[TRAD] Billboard Thailand Issue 36 - BamBam

outubro 07, 2017



TODOS OS OLHOS SOBRE MIM: Vida, Pensamentos e Sonhos de BamBam Kunpimook Bhuwakul


Viajou para Coreia sozinho quando tinha pouco mais de dez anos de idade, debutou como um ídolo do K-pop quando não tinha nem 20, aos 21 anos, hoje, BamBam é um jovem da Tailândia que é um dos mais amados e seguidos.


Nós pudemos nos encontrar com BamBam muitas vezes, porque o GOT7, um grupo de K-pop com sete integrantes sob a JYPE feito de uma mistura de integrantes coreanos, chineses e apenas um tailandês, agora é insanamente famoso. O quão popular eles são? Eles são o único grupo de K-pop na história que conseguiu fazer uma turnê em quatro províncias das quatro regiões da Tailândia com shows esgotados (anteriormente, o GOT7 também fez seu primeiro concerto na Impact Arena por dois dias consecutivos e teve seus ingressos esgotados dentro de minutos). O período do ano passado até o presente ano é considerado seu ano dourado. Apenas observando suas promoções, vemos que eles são símbolos de muitas marcas – variando de alimentos a cosméticos. É por essa razão que pudemos encontrar com BamBam e GOT7 frequentemente durante conferências de imprensa e concertos.


BamBam, visto de uma perspectiva de alguém que é “de fora do palco” como nós/eu (o escritor), é um ídolo legal, humilde e amigável; quando me encontrei com ele pela primeira vez hoje, ele entrou no estúdio casualmente, sem nenhum staff ter verificado o local antes ou feito qualquer preparação especial. O jovem homem com brilhante cabelo vermelho e pernas longas sorriu e disse “sa-wad-dee-krub” com suas mãos juntas para “wai” assim que fizemos contato visual, sem nem mesmo termos sido apresentados (N/T: BamBam estava demonstrando respeito a todos no estúdio, antes mesmo de ser apresentado a quem eles eram.) Então, ele caminhou estúdio adentro, descansou o corpo no sofá do camarim, sinalizou com a cabeça para que eu me sentasse ao seu lado e disse: “Eu estou cansado, mas você pode começar noona, por favor, deixe-me apenas beber um pouco de água, eu não preciso de comida – acabei de comer meu som-tum-poo-plara favorito” (Salada de mamão apimentada tailandesa com peixe fermentado).


O caminho de BamBam ao K-pop começou quando ele entrou numa competição de dança cover de Rain, seu ídolo, e venceu o Rain Cover Dance In Thailand em 2007, quando ele tinha apenas 10 anos de idade. Ele também conquistou o segundo lugar como membro do WE ZAA COOL (Lalice-Lalisa Manoban do BLACKPINK também pertencia ao grupo) na competição LG Entertainer In Thailand em 2010. Seu talento atraiu os olhos da JYPE e BamBam se mudou para a Coreia [para viver] como um trainee até que finalmente debutou com o GOT7 em janeiro de 2014.

Deixar seu país de origem e se mudar para uma terra estrangeira sozinho quando era extremamente jovem não foi uma decisão fácil, mas, uma vez decidido, ele nunca pensou em falhar.

            “Eu não fui com o pensamento de que talvez fosse mandado de volta para a Tailândia. A única meta que eu tive foi que tinha de conseguir quando fosse. Não é sobre ser confiante demais, mas é mais como um modo de pensar. Se eu pensasse nisso como ‘estou apenas experimentando’, ‘vou decidir as coisas se eu não conseguir’, então eu acredito que não teria conseguido. Então, quando eu fui, meu único pensamento foi que eu tinha de conseguir não importava o que acontecesse, eu tinha que alcançar o sucesso.”

Mergulhar de cabeça é uma faca de dois gumes: a vida poderia continuar decaindo caso falhasse, mas poderia construir confiança caso obtivesse sucesso. “Quando você realmente consegue, sua confiança aumenta para o próximo pedaço de trabalho. Eu acho que é assim com todas as coisas. Como quando trabalho com música, se surge um pensamento repentino, ‘Eh? Isso vai dar certo? Isso vai ficar bom?’, eu provavelmente vou parar de fazer tal música e começar outra que me dê a sensação de ‘Sim, é isso, tem que ser assim, isso tem que dar certo’ e realmente funciona, isso me deixa mais confiante sobre meus próprios pensamentos”.


“Essa é uma pergunta difícil”. Ele sorriu quando perguntamos se ele acha que é já bem-sucedido. Antes de responder essa pergunta, BamBam disse, com seus olhos brilhando, que esse ano é um ano em que ele se sente realmente feliz.

            “Tudo está resolvido, as coisas ruins passam. No segundo dia da turnê pelas quatro regiões, em Bangkok, quando eu saí do palco, não tive arrependimentos. Não houve nenhum pensamento sobre se eu havia cometido alguns erros na coreografia, eu apenas pensei, ‘Bam, você já fez seu melhor, não há o que melhorar hoje’. Eu fiquei orgulhoso de mim mesmo, orgulhoso do show, incluindo todo mundo que estava envolvido naquele dia.”

Outro destaque para ele nesse ano é o Concerto Final no Japão, que encerrou a turnê de 1 mês de duração do GOT7. O que foi marcante foi que BamBam pôde mostrar outro lado de suas habilidades – filmagem e edição de vídeos. Isso foi exibido durante o grande show e recebeu uma ótima reação dos fãs. Foi seu orgulho pessoal em adição ao impressionante concerto.

“Eu direi bem-sucedido até certo nível”. O jovem finalmente respondeu a pergunta com um sorriso. “Mas eu sou do tipo de pessoa que gosta de estabelecer metas. Quando conquisto uma, continuo estabelecendo a próxima meta, nunca tem um fim. Eu tinha a meta de fazer um show no Impact Arena e isso já aconteceu. A próxima meta é me apresentar no Rajamangala National Stadium (maior estádio da Tailândia). Pode ser uma meta grande demais, mas é melhor do que não ter nenhuma”.


Muitos podem ficar surpresos pelo fato de que um jovem de 21 anos, que aparenta estar vivendo a boa vida, tenha tal determinação que chega a ser rígido consigo mesmo. Mas se você tivesse conhecido BamBam antes, não estaria surpreso; sendo o terceiro filho de uma família de classe média, criado por uma mãe solteira, uma das razões pelas quais ele decidiu ser um artista de K-pop é porque queria ajudar a diminuir o peso das responsabilidades de sua família. Ele planeja e estabelece metas em vários assuntos como geralmente faz, começando pela meta de comprar uma casa dentro de ano depois do debut e usar seu próprio dinheiro para comprar um carro para sua irmã – objetivo que ele realmente alcançou.

Mas quando conversamos sobre viver a vida, seus pensamentos e socialização em geral, Bam é, na verdade, tranquilo e de bem com qualquer assunto. Ele confirmou que sempre foi e ainda é assim até os dias atuais; nós conseguimos sentir isso depois de sentarmos e conversarmos com ele até agora. O status de “ídolo do K-pop” que estava presente começou a desaparecer. Se eu não considerar a fama do GOT7, diria que é como conversar com um irmão mais novo. Quanto mais conversamos, mais divertido fica, ele se torna cada vez mais conversador e confortável/relaxado; ainda assim, ele disse que há seriedade na tranquilidade. Coisas que ele vivenciou e aprendeu como o BamBam do GOT7 mudaram-no um pouco.


            “Acredito que há mais aspectos que mudaram em mim do que aqueles que não mudaram. Depois de debutar, meus pensamentos, personalidade, sentimentos, tudo mudou um pouco. Eu não mentiria dizendo que não mudei”, ele admite. “Eu mudei ao ponto de alguém dizer que o Bam mudou. Mas trabalhar nesse campo todo dia, é inevitável que você mude, é apenas uma questão de como. Eu não fui à escola, mas aprendi muito fora dos livros. Eu aprendi que esse é o mundo real. Muitas pessoas dizem que aqueles que aprendem apenas com os livros não conheceriam o mundo lá fora. Quando encaramos o mundo real, não conseguimos aplicar 100% daquilo que aprendemos com os livros. Não estou lhes dizendo para não estudar, mas, para mim, aprender fora dos livros é bom, isso me fez diferente da maioria em seus 21 anos de idade.”



 Em sua vida pessoal, as experiências fizeram com que ele aprendesse a proteger a si mesmo ao escolher de quem era amigo.


“Eu conheci muitas pessoas, no começo eu saía com todo mundo, mas conforme aprendi mais e percebi de quem deveria ser amigo, eu coloquei um pé atrás. É por isso que muitos dizem que eu mudei – eu realmente mudei, é melhor do que permitir que outro me enganem.” Ainda que ele tenha terminado a frase com uma risada, a amargura em sua voz e a expressão abatida em seu rosto enquanto conversava não nos impediu de pensar que as coisas não são sempre belas para as celebridades.

Trabalhador sábio, BamBam leva com seriedade ao nível mais alto.

“No passado, de 100%, se o trabalho resultasse em 70%, eu ficava... ‘É, só um pouco, está tudo bem’, mas agora, mesmo que seja só um pouquinho, se há falhas no trabalho, eu me sinto desapontado. ‘Por isso está assim? Por que não saiu desse outro jeito?’ Não existe mais a opção de deixar as coisas passarem em branco mais.”
Ele simplesmente conclui que é mais “sensível” em vários assuntos, até mesmo com comida.

“Se a comida estava prevista para chegar ao meio-dia, mas chega às uma e o trabalho começa às uma e meia, teremos que comer com pressa e ir dançar logo em seguida. Então teremos dor no estômago. Eu ficaria desapontado quanto ao porquê houve atraso de uma hora sendo que já havia questionado o horário. Se não tivesse perguntado e a comida chegasse atrasada, eu levaria a culpa porque não perguntei e não ligaria; mas eu me importo porque teríamos que começar a trabalhar às uma e meia. É importante termos tempo para comer, tempo para digerir antes de dançar, então por que houve atraso? Na verdade, é um detalhe pequeno, mas estou dando apenas um exemplo, eu fico sério e sou perfeccionista com tudo – algo nessa linha.”

Nós realmente queríamos dizer ao Bam que seu exemplo não é sobre comida, mas sobre pontualidade. É adorável – sua ocasional confusão com o tailandês, sua honestidade e seu esforço em nos dar um exemplo.




Ser diferente, ter autoconfiança, permanecer tranquilo são três coisas que o Bam usa como base de sua vida. Ele riu e disse que o último item pode parecer deslocado, mas como mencionou, ainda que seja rígido consigo mesmo, ele também é confortável e tranquilo.

            “Eu pensei sobre ser diferente desde quando me recrutaram como trainee na JYP. Eu não fui de primeira, mas ele me ofereçam de novo pela segunda vez; aquilo me fez acreditar que eu provavelmente tinha algo diferente dos outros, por isso eles me queriam. Existem muitas pessoas que são boas em dançar e cantar, mas o que se torna seu charme e te destaca é ser diferente. Eles provavelmente viram isso em mim.”

JYP não estava errada. Bam confirmou com um olhar teimoso que ele não gosta de fazer coisas dentro da caixa. Começando com fazer música, dado como a empresa quer, ele gostaria de fazer isso do lado de fora da caixa, apenas um pouco, para criar algo novo e único com cores mais próximas do que ele é. Até na moda, se você se recorda dele usando “saltos de 8cm” ao se apresentar no palco causou um alvoroço antes.
“As pessoas podem achar que nós temos que seguir rigidamente as ordens da empresa, mas, na verdade, nós lutamos,” ele ri com os olhos se estreitando. “Mas lutamos com razão. Como os saltos de 8cm, eles me perguntaram se eu conseguia dançar, porque eram realmente altos, e eu disse que tentariam. Eu sabia que conseguia e gosto de coisas que são diferentes. Ok, eu posso não ser ótimo na dança ou estar entre o Top 10 ídolos de K-pop, mas eu tenho algo único e novo para as pessoas verem – quem poderia usar saltos de 8cm para se apresentar?!”




Ser tailandês entre coreanos e chineses na indústria do K-pop é outro ponto diferente e único. Ainda que existam integrantes tailandeses em muitos grupos de ídolos, o número é considerado uma pequena proporção. Todos se conhecem, mas o quanto eles podem se encontrar depende do tempo e das oportunidades.

“Eu já sou próximo da Liz noona, nós conversamos sobre tudo. Khun hyung (Nichkhun Horvejkul do 2PM) – estamos na mesma empresa, mas eu tinha medo dele no começo; ele já era tão famoso e eu era muito jovem na época, então havia certo nervosismo. Nós só nos aproximamos por volta do ano passado. Khun hyung dirigiu para me pegar e me levou para comer fora. À princípio, era meio estranho/cheio de nervosismo, dois homens de 21 e 28 anos se encontrando e conversando. Geralmente, começava com assuntos sérios sobre a vida e as coisas divertidas vinham depois. Mas, no dia seguinte, Khun hyung me ligou de novo, ‘Bam, vamos sair para comer de novo’. Eu disse... ‘De novo? Ok, vamos lá’. Parece que amigos da idade dele falam apenas sobre a vida e não tanto sobre assuntos mais divertidos, então ele se interessou quando saiu para comer comigo.” Bam ria enquanto contava a história. “Nós nos encontramos quase todos os dias naquele mês. Eu dormi na casa do Khun hyung por uns 8 ou 9 dias. Ele disse que sair para comer comigo era como voltar no tempo em que ele estava nos EUA – podendo conversar e se divertir, sem stress, foi como voltar a ser criança de novo – então ele queria comer comigo com mais frequência.
Fora ser diferente na indústria do K-pop, ser tailandês faz BamBam se sentir confortável/aquecido quando ele pensa nos tailandeses.

            “Eu sinto que os tailandeses são outro grupo de pessoas que realmente continuam nos apoiando. Onde quer que estejamos, mesmo que nos apresentemos num país e tenha cerca de 300 pessoas no público – o que eu não consigo evitar pensar ‘há tantas pessoas assim?’ – imediatamente, surge um pensamento de que há muitos fãs esperando por nós na Tailândia. Ou quando há notícias negativas sobre mim, e, digamos que tenham 100 comentários de fãs de vários países, incluindo a Tailândia, me criticando – mesmo assim, no meu coração, eu direi a mim mesmo que ainda há fãs tailandeses que continuam amando e apoiando a mim/nós e que talvez existem outras cem ml pessoas que podem não ser fãs, mas me conhecem como um garoto tailandês que está trabalhando num país estrangeiro e torcem por mim. Então, há o sentimento de ser confortado e aquecido.”




A sensação de ter pessoas tailandesas apoiando-o e torcendo por ele faz com que ele queria retribuir deixando-os orgulhosos, e, então, esperando que ninguém risse, [Bam disse] que a maior meta na vida dele é ser chamado de “tesouro da nação”.

“Alguém me chamou de ‘tesouro da nação’ antes. Acho que é um elogio ainda melhor do que bonito ou fofo. Eu me senti muito bem quando ouvi isso. Quero que os cidadãos tailandeses fiquem orgulhosos de mim.” Bam repetiu com uma voz firme. “Tenho orgulho de ser tailandês. Eu sempre digo isso onde quer que eu vá. Às vezes, faço isso entre piadas, ‘Olá, eu sou o BamBam, o integrante tailandês’, porque quero que as pessoas se lembrem que eu sou tailandês. Eu converso tanto em coreano que alguns até se esquecem que sou tailandês. Quando venho à Tailândia, falo tailandês. As pessoas podem não estarem acostumadas a me ouvirem falando tanto tailandês porque sempre me ouvem falando apenas coreano. Mas, na verdade, sejamos ídolos do K-pop o que sejam, ainda somos tailandeses. (N/A: Ele disse de um modo que expressa que não importa onde você esteja/o que quer que você seja, você é tailandês – ele não se esquece de ondem vem e diz aos outros para fazerem o mesmo). Agora, há algumas pessoas da Tailândia me chamando de ‘tesouro da nação’...

“Se eu conseguisse ser chamado assim pelo país todos, seria incrível.”

FONTE: Billboard Thailand
THA-ENG: Ahgawings
ENG-PT BR: iGOT7 Union
Sempre retire com os devidos créditos!

Leia também

0 comentários

Acompanhe no Twitter

GOT7 x Twitter